Jornal Laboratório Ora-Pro-Nobis

O jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) é distribuído gratuitamente na cidade de São João del Rei-MG, bimestralmente, com tiragem de mil exemplares.

Edições

Confira as demais edições no Issuu do Ora-Pro-Nobis: Ora-Pro-Nobis Online

Fale com a redação

E-mail: jornal.orapronobis@gmail.com. Facebook: Jornal Ora-Pro-Nobis

Endereço: Redação do Ora-Pro-Nobis – Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) – REUNI I – Sala 1.01 – Av. Visconde de Rio Preto, s/n. – Colônia do Bengo – São João del Rei-MG.

INFORMAÇÕES GERAIS

Os jornais-laboratórios são obrigatórios nos cursos de Jornalismo desde 17 de outubro de 1969, quando o Decreto-lei nº. 972 regulamentou a profissão de jornalista. Eles se tornaram um dos principais instrumentos de aprendizagem para os alunos e contribuíram bastante para a consolidação das graduações por se consolidarem como ambiente de prática no qual se simula rotinas produtivas de uma redação jornalística.

Após muitas discussões, optou-se por um jornal voltado para a comunidade externa da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), uma vez que a cidade e arredores possuem larga tradição cultural e política. O próprio nome do jornal é uma afirmação dessa identidade regional: Ora-Pro-Nobis, termo em latim que significa “Rogai por Nós”. Em São João del-Rei e região, essa expressão latina também tem outro sentido que vai além da tradição católica por batizar uma planta rica em proteína, que dá consistência a um prato típico da culinária local, o frango com ora-pro-nobis.

PAUTAS
As pautas do Ora-pro-Nobis são voltadas para um público amplo, levando em consideração a cultura são-joanense e da região. Os textos, em sua maioria, seguem os preceitos da linguagem jornalística padrão, objetivando a clareza e a concisão. Em casos especiais e em espaços destinados à opinião, como crônicas, artigos e editoriais, os participantes terão a liberdade de escrever textos adjetivados e usar recursos literários. As editoriais são divididas pelos blocos temáticos como política, economia, turismo, cultura, esportes, cidades, opinião, ensaio fotográfico e perfil.

PROJETO GRÁFICO
Jornal no formato tablóide, oito páginas em policromia, papel jornal. O jornal Ora-Pro-Nobis é impresso na Suprema Gráfica Editora Ltda.

IMAGENS
Do projeto gráfico constam fotografias, charges, caricaturas, desenhos e pinturas. O material fotográfico é produzido por estudantes que já tenham cursado a disciplina básica “Linguagem Fotográfica”, enquanto as charges, caricaturas, desenhos e pinturas serão elaborados por estudantes e colaboradores. Recurso essencial do jornalismo contemporâneo, a fotografia editada com destaque é o principal elemento visto na página.

A linha editorial do jornal-laboratório tem por princípio valorizar o atributo estético da imagem. Fotos “produzidas” são publicáveis, desde que não comprometam o valor documental dos fatos. Elas podem ser utilizadas principalmente em matérias especiais, perfis, retratos etc. Em casos de matérias especiais, o leitor deverá ser informado que se trata de uma montagem feita a partir de fotografias (informar os créditos das imagens utilizadas).

Devem-se evitar títulos e legendas no interior das imagens, a menos que seja capa-pôster, fotografia de página-dupla ou de proporção que justifique a inclusão do texto. É preferível usar uma foto grande a duas pequenas. Sugere-se evitar a edição de fotos lado a lado sem relação entre si. O crédito é um direito do fotógrafo, portanto, obrigatório.

CARGOS E FUNÇÕES
O trabalho no jornal-laboratório é dividido da seguinte forma:
• Diagramador: Responsável pelo desenho das páginas e pela pesquisa gráfica. Como se trata de um jornal-laboratório, a cada número inovações gráficas-editoriais devem ser sugeridas.
• Repórter fotográfico: Responsável pela elaboração de pautas fotográficas, junto com o editor e o repórter. Deve se preocupar com todo o processo de produção de informações: levantamento de pautas, produção de imagem, coleta de dados para legenda e elaboração de um texto (quando for necessário) e edição.
• Repórter: Responsável pela apuração e redação das notícias em seus variados formatos.
• Editor: Responsável pela edição, ou seja, distribuição das notícias nas páginas, acompanhamento do projeto gráfico, reelaboração de títulos, legendas, solicitação de reelaboração de matérias ou mudança de angulação.
• Revisor: Responsável pela leitura e correção de todos os textos da edição, incluindo manchetes, olhos, legendas, foguetes, box, etc.
• Pauteiro: Responsável por pensar os assuntos que vão virar notícia. Elabora a pauta com ou sem alguma produção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: