Mostra de profissões agita a área de jornalismo da UFSJ

Em pleno sábado, evento reuniu estudantes de diversos períodos em prol de uma viagem aos diversos campos da profissão

 

img_8587

A escolha de uma carreira é umas das tarefas mais difíceis que um estudante pode enfrentar após se formar no ensino médio. A pressão de todos aqueles que estão próximos faz com que o aluno escolha cada vez mais rápido uma profissão, o que muitas vezes causa frustrações para uma vida inteira.

Foi para facilitar a seleção dos jovens que aconteceu no último dia 22 de outubro, no Campus Santo Antônio, a 5ª Mostra de Profissões da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Os diversos estudantes se organizaram por todo o campus para receber pais e alunos, demonstrando o que cada curso tem a oferecer.

O jornalismo não ficou fora dessa, e os graduandos estavam lá para mostrar a importância dessa profissão. Andreza de Cácia, aluna no 6° período, afirma que os visitantes, através da feira, podem conhecer as disciplinas do curso e os projetos de extensão oferecidos, desmistificar a comunicação social e o papel do jornalista como formador de opinião. Além disso, ela também destacou as próprias experiências ao comentar sobre a VAN (Vertentes Agências de Notícias), onde atualmente é editora de conteúdo: “Trabalhei na assembleia legislativa aqui de Minas como estagiária de assessoria. Fui colaboradora do jornal Folha das Vertentes e também fui assessora de um evento na minha cidade; tudo isso por conta da VAN e as experiências que ela me proporcionou como repórter e hoje como editora de conteúdo”.

Os alunos integrantes da Mosaico Comunicações Júnior também estavam presentes. “Nosso objetivo é fornecer produtos de comunicação tanto para o público externo à faculdade, quando para o público interno. Ou seja, nós trabalhamos com áreas muito amplas da comunicação social, que vão muito além do jornalismo tradicional, como assessoria, design e visuais gráficos. Além do empreendedorismo.” diz Leonardo Duque, aluno do 6° período, diretor de projetos da empresa júnior

img_8608

Os participantes da mostra de profissões puderam contemplar todos os conteúdos produzidos na faculdade pelos alunos, como o jornal laboratório  Ora Pro Nobis; o Jornal Delas, criado durante a disciplina de Planejamento Visual Gráfico, a revista QUANTA pertencente a ASCOM (Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei); o Vertentes Sustentáveis, o projeto independente Por Outro Olhar no facebook, e muitos outros. Tudo isso demonstrando o potencial que os estudantes da UFSJ possuem para produção de novos conteúdos afim de ampliar a experiência dos ingressantes. Emanuel Reis, hoje aluno do 4° período, disse que através da amostra de 2014, pode tirar muitas dúvidas sobre a graduação: “Acho que quando somos alunos do ensino médio temos uma visão muito fechada, a gente não sabe que tem tantos projetos e que podemos desenvolver tantos produtos como vemos no curso”.

Esse é o caso da estudante Brenda Leite Silva, de 19 anos, moradora de Barbacena, MG, ela disse que a feira serviu para esclarecer todas as suas dúvidas que possuía, além de aumentar ainda mais a vontade que têm de seguir a profissão. “Eu gosto muito da área do jornalismo porque eu acho que ele é um curso muito abrangente, pela diversidade que ele trás e principalmente pelas últimas experiências que eu estou tendo”, afirma. A estudante, com a ajuda de um professor da UFSJ, conseguiu ter uma de suas matérias publicadas em dois jornais, no Esquerda Diário e no Trem de Ler.

A mostra de profissões desse ano, conseguiu alcançar seu objetivo mais valioso, guiar os formandos do ensino médio pelo mundo vasto e mágico das profissões. Seja através da explicação das disciplinas de forma leve, ou da apresentação dos muitos projetos de extensão que a faculdade possui. Tudo isso, demonstra, que através da calma é possível desmistificar os medos que todos possuem ao estar diante dos desafios do ensino superior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Texto: Daniel Ubiratan Pereira

Imagens: Daniel Ubiratan Pereira e Delcimar Ribeiro

Revisão: Julia Benatti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: