Olhares – Rafael Senna

14218431_1090880290996865_545410404_nSempre fui fascinado pela imagem, pelo poder de parar o tempo em um clique e guardar aquele momento para sempre, de reviver momentos especiais e viajar sem sair do lugar em um simples olhar.

Fotografia não é apontar a câmera e apertar um botão. É necessário entender o espaço, a luz, a máquina, a técnica e, principalmente, ter a sensibilidade do fotógrafo. Como diz Henri Cartier-Bresson, “tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz. É organizar rigorosamente as formas visuais percebidas para expressar seu significado. É por numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.”

Quando pequeno, não tive muito contato com uma câmera, mas passava horas folheando os álbuns da família e analisando negativos. Sempre quis sair fotografando tudo o que me fascinava e por isso, ao contrário de muitos, não escolhi o jornalismo por gostar de escrever, ler ou querer aparecer na televisão. Escolhi o jornalismo pela fotografia.

No decorrer do curso, além de poder aperfeiçoar e colocar em prática meu olhar fotográfico, descobri uma nova paixão: produzir revistas. Em 2015, tive a oportunidade de criar a Revista Contrast, que já está a caminho da terceira edição. Nela pude unir a imagem e, por ser LGBT, a militância.

O ensaio, “encanto da mulher que, em canto, resiste”, foi produzido para a segunda edição da revista, que tem como tema o “feminismo negro”. Neste ensaio, fotografei a rapper Mari P, que compõe e interpreta letras de empoderamento negro. O cenário estrategicamente escolhido foi um muro grafitado, que compõe a ideia de produção marginal.

A mágica da fotografia está nisso. Perceber que fotografia está além da imagem. A fotografia, além de si, é conteúdo. Tem o poder de transmitir conhecimento, uma mensagem, acrescentar e transformar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para ter acesso a revista completa.

Texto: Rafael Senna

Revisão: Julia Benatti

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: