Cine Debate do 5a. Cultural aborda identidades de gênero

Debate Quinta CulturalA 5a. Cultural, programa de Extensão do curso de Jornalismo da UFSJ, realizou mais um Cine Debate, evento que promove discussões sobre temas polêmicos a partir da exibição de filmes à comunidade acadêmica e ao público em geral. O evento aconteceu ontem, 23, no Centro Cultural da UFSJ. Foi a vez de conversar sobre a LGBTTFobia, identidades de gênero, violência e desrespeito às diferenças.

O público assistiu a dois documentários: Bichas e O Segredo dos Lírios. O primeiro curta mostra o ponto de vista das “bichas” e o processo que viveram para se assumirem para a família, amigos, até sentir orgulho de sua própria identidade. Já, em o Segredo dos Lírios, são as vozes de três mães que contam como foi a trajetória em que suas filhas se assumiram como lésbicas.

Depois da exibição, o mestrando e professor da rede pública de ensino, Weverton Andrade apresentou também um pouco do seu trabalho, sobre Estudos Queer, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual, e destacou as dificuldades que vivem professores e alunos dentro das escolas, pelo conservadorismo e incompreensão de pais ou educadores. Weverton também mantém uma página de Drag queen, em que exibe fotos, notícias e manifestos.

Nos dois curtas são mostradas histórias de superação e aceitação, mas na prática o que ainda ocorre é estranhamento e intolerância. O estudante de História Rafael Teodoro defendeu que é preciso que mais produções sejam feitas mostrando não apenas cenários de peso e sofrimento mas que se coloque maior naturalidade às histórias destas pessoas, trabalhando, estudando, construindo suas famílias, de forma que se afirme cada vez mais: “Nós somos, nós existimos nessa sociedade”.

Rafael também é membro do coletivo Os Invertidos (visite e curta a fanpage!), que busca “uma forma mais artística, informal e divertida de debater questões sobre a sexualidade e relações de gênero”.

Quem participou do debate, saiu, sim cheio de dúvidas. É preciso admitir cada vez mais nossos desconhecimentos para buscarmos maior compreensão. Por isso, não perca o próximo debate: fica de olho na Cultura do 5a.!

Texto e Imagens: Dani da Gama
Apoio: Rafael Teodoro
Weverton Andrade

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: