Ciclovia – Adote essa pauta!

assembleia Livia

Marcos Antonio Fernandes (estudante) e Lívia Muchinelli (professora), do curso de Arquitetura e membros da comissão organizadora

No ultimo dia 28, no Anfiteatro do campus Ctan, foi realizada a segunda assembléia para discutir a situação da Ciclovia que liga o campus à Avenida Leite de Castro. Uma primeira reunião foi feita no começo do mês de março, quando representantes dos órgãos envolvidos se comprometeram a dialogar. Mas o problema, que vem se agravando há anos, segue sem solução.

A principal questão é estabelecer de quem é a responsabilidade pela via. O conflito envolve a Prefeitura Municipal, já que segundo a Lei 4.213, de 2008, o trecho se encontra dentro do perímetro urbano. Inclui também o poder estadual, através da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais): o órgão fiscaliza as obras da Expominas, realizadas em São João del-Rei pela Construtora Mello Azevedo, e que têm gerado vazamentos constantes de água que complicam a já alarmante situação da ciclovia.

Cheyenne Vieira é caloura do curso de Jornalismo e em pouco tempo já conhece de cor os perigos do trecho: “Quando chove a ciclovia fica cheia de barro e não dá pra passar de jeito nenhum. Mesmo quando não chove, tem um vazamento de água onde uma parte da ciclovia sempre está molhada”. O percurso se torna perigoso:”A gente tem que ir para o meio da pista dos carros”.

Há outros problemas na lista: da iluminação deficitária a problemas estruturais de drenagem. Frente à passividade dos responsáveis, a assembleia propôs o encaminhamento de denúncia ao Ministério Público e a realização de manifestações com pedestres, ciclistas e cadeirantes, prejudicados pela falta de acessibilidade.

A organização dos estudantes e a integração com as comunidades prejudicadas também é importante. E nisso você pode contribuir: participe dos debates, acompanhe o grupo Ainda sobre a ciclovia, busque o CA do curso e ofereça seu apoio. O trabalho de Comunicação é essencial na divulgação e mobilização, além dos registros que podem ser usados para pressionar os responsáveis na busca de soluções. Afinal, a ciclovia também é problema nosso.

 

assembleia

Alunos na assembleia da última quinta, 28/04

 

Texto: Dani da Gama, com colaboração de Beatriz Estima e Lucas di Capri
Revisão: Julia Benatti
Imagens: Beatriz Estima
Imagem de capa: Reprodução/Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: