Fé que se comunica

Alisson Reis, 28 anos, jornalista recém-formado pela UFSJ, fala um pouco sobre sua rotina e sobre o panorama da Internet para o profissional de jornalismo. Alisson trabalha há um ano como jornalista online para o Departamento de Comunicação da Diocese de São João del-Rei.

Ele conta que começou fazendo estágio e viu no jornalismo online a sua oportunidade para se especializar. “Escolhi jornalismo online porque tive a oportunidade de fazê-lo primeiro ainda durante a faculdade, quando iniciei como estagiário e hoje sou contratado”, comenta Alisson.
Pela manhã, o recém-jornalista verifica e-mails e sonda notícias em sites e redes sociais das paróquias da Diocese, a fim de situar-se sobre os acontecimentos religiosos da região. Depois ele faz uma apuração para pautas. Em seguida inicia os contatos para elaboração de matérias que serão publicadas posteriormente no site da Diocese de São João del-Rei.

Além do site, Alisson Reis também dá suporte jornalístico através do Twitter e You Tube. Sobre essas ferramentas – fundamentais para a informação atualmente – ele comenta: “As redes sociais ampliam a divulgação dos conteúdos e a interação com o público, possibilitando o estreitamento dos laços de fidelidade com a instituição”. A Diocese não possui Facebook, porém existe um grupo nessa rede social onde os correspondentes das 26 cidades que compõe a região trocam informações e sugerem pautas para o site.

Sobre o mercado de trabalho para o profissional de jornalismo online, Alisson disse que é um mercado em contínua expansão, onde o jornalista precisa estar atualizado e atender as expectativas de um público cada vez mais presente na web. “Trabalhar com Jornalismo online é estar o tempo todo conectado”, ressalta o jornalista. Ele também fala sobre o desafio de se trabalhar com jornalismo online em uma instituição religiosa: “Fazer da matéria jornalística um conteúdo que não só transmite informação, mas também que contribui para a formação religiosa, é o maior desafio”.

Texto: Sthefani Ortiz
Helvister Resende
Edição: Clara Varginha
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: