Três projetos são aprovados em editais de extensão

Atividade da 5a Cultural – Crédito: Cecília Santos

O curso de Jornalismo está cada vez mais integrado com a comunidade regional do Campo das Vertentes. Este ano, duas ações de extensão foram aprovadas no edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – o PIBEX, financiados pela Pró-Reitoria de extensão da UFSJ. São eles:

  • – Programa 5ª Cultural: Pensando Arte, Fazendo Parte
  • – Projeto Mande Notícias – Oficina de Mídia Cidadã
  • – Agência de Notícias Interativa no Campo das Vertentes: Uma Proposta de Extensão Sob a Égide da Educomunicação
O professor Ivan Vasconcelos Figueiredo é coordenador das duas primeiras ações extensionistas citadas e considera que ambas as propostas trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para os alunos envolvidos. “A ação extensionista é a ponte que permite a troca de saberes entre a comunidade e a universidade. Além disso, permite ao aluno a construção de um senso crítico da realidade, além de possibilitar a aplicação na prática de conteúdos que vão além da sala de aula”, afirma Figueiredo. 


Programa 5ª Cultural: Pensando Arte, Fazendo Parte
O programa já existe na UFSJ desde 2009 e atualmente divide-se em três eixos: produção, formação e pesquisa. O primeiro eixo promove a 5ª Semanal – com shows que acontecem no intervalo da aula às quintas-feiras no CTAN. O programa também oferece apoio à programação artística de eventos acadêmicos e externos; além da cobertura comunicacional – registro e divulgação das atividades do programa.

O segundo eixo se dá através da realização de oficinas e aulas-espetáculos em escolas públicas de São João del-Rei, instituições que atendem crianças e adolescentes e/ou cursos de graduação da UFSJ. A pesquisa aparece como terceiro eixo do programa e consiste na manutenção de um grupo de estudos permanente voltado aos integrantes do Programa, tendo como tema central a democratização cultural.

A estudante Kelly Mota, do 3º período do curso de Jornalismo, começou a participar do 5ª Cultural em maio de 2013 através dos grupos de estudos e atualmente é bolsista do programa. “O 5ª Cultural, desde que eu entrei no curso foi onde eu me identifiquei, pois estava meio perdida e não sabia muito bem se era o que eu queria mesmo. Então o programa me aproximou da área que eu quero e me acrescentou muito no sentido em que ao estudar diferentes culturas, você perde muito preconceito e entende que cada grupo tem seu valor”, ressalta Mota.

Projeto Mande Notícias – Oficina de Mídia Cidadã
O projeto propõe realizar oficinas de Mídia Cidadã para debater e ensinar as técnicas de produção de notícias na rede social Twitter e blogs. A ação já aconteceu em junho de 2013 no bairro Matozinhos, em São João del Rei, quando 75 moradores participaram da oficina, que tem por objetivo a leitura crítica dos meios midiáticos e a produção da informação. 
A proposta central do projeto é tornar contínua esta ação nos bairros São Geraldo e Tejuco, além do Matozinhos, e no município de Santa Cruz de Minas. O “Mande Notícias” conta com o Telecentro, um veículo da UFSJ, atualmente administrado pela Pró-Reitoria de Extensão, que possui 15 computadores conectados à internet.

Agência de Notícias Interativa no Campo das Vertentes: Uma Proposta de Extensão Sob a Égide da Educomunicação

O Programa é coordenado pela professora Filomena Bonfim e propõe valorizar o jornalismo regional, através da produção informativa em comunidades específicas, como a escola, que poderá trabalhar notícias com um elenco variado de temas, suportes e linguagens adaptadas para o público que se deseja alcançar. O projeto é uma proposta interligada com o programa “VAN – Vertentes Agências de Notícias” que passou a ser financiado, desde março, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a Fapemig.
Jornalismo e extensão
O curso de Jornalismo já teve outras ações de extensão ao longo dos 5 anos de existência, entre eles o Observatório da Cultura e o Centro de Referência em Direitos Humanos e Combate à Homofobia. A lista completa de ações extensionistas do curso pode ser acessada aqui
Redação: Moema Vianna
Edição: Nara Nunes
Revisão: Alessandra de Falco
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: