Estágio: Aluna do 7º período conta sua experiência na UPA

Stephanne Fernandes teve a oportunidade de fazer ano passado um estágio na área de Assessoria de Comunicação na Unidade de Pronto Atendimento de São João del-Rei (UPASJDR). A atividade exercida no período de abril a dezembro é uma excelente forma de transpor as barreiras da universidade e colocar em prática aquilo que é visto em sala de aula.

Para a aluna, o conteúdo aprendido na faculdade foi essencial para as atividades que desempenhava, principalmente da disciplina de Comunicação Organizacional que estava cursando na época. “Era muito legal porque eu tinha a oportunidade de aplicar diretamente aquilo que eu estava estudando na faculdade”, conta.

A rotina na UPA 

Entre as tarefas executadas no dia a dia estavam: produção de matérias sobre pautas internas e assuntos voltados à saúde, criação de material gráfico e diagramação de boletins, cobertura fotográfica de palestras, campanhas e acontecimentos na instituição e organização de conteúdo para datas comemorativas como, por exemplo, a Semana de Enfermagem. Stephanne conta que algumas vezes precisava desempenhar atividades específicas de reuniões, como redação de atas, ofícios e cartas circulares.

Um dos maiores obstáculos enfrentados por ela foram os termos técnicos e conhecimentos específicos da medicina na hora de produzir o conteúdo das notícias e na cobertura das palestras. Para resolver isso, ela fazia pesquisas sobre a temática abordada nesses eventos e depois pedia para que o palestrante a ajudasse com o que não tivesse entendido, para que não houvesse erros.

Como funcionava a orientação 

A aluna tinha a orientação da assessora de comunicação da Fundação de Apoio ao Hospital Universitário da UFJF (FHU). Por trabalhar na sede da FHU, em Juiz de Fora, a jornalista passava as informações por e-mail e telefone. Um encontro entre as duas era agendado uma vez por mês aproximadamente. “A FHU gere a UPA São João del-Rei, a UPA São Pedro em Juiz de Fora e o Hospital de Misericórdia de Santos Dumont. Por isso, minha tutora precisava revezar entre as três cidades. Apesar da distância, a gente conversava todos os dias e isso não atrapalhava nem um pouco meu trabalho”, explica.

Dicas da Stephanne para quem pretende começar um estágio:
− Estude muito e se prepare para alguma área de interesse que goste
− Busque conhecimentos fora da sala de aula através de livros e pesquisas
− Peça ajuda aos professores para informações extras
− Confie em você mesmo e não tenha medo de se arriscar

“Você tem que ter coragem de dar a cara a tapa, porque muitas vezes a gente pensa que não vai dar certo por ainda não termos experiência, o que não é verdade. É importante ter força de vontade, porque quando você acredita em algo consegue chegar onde quiser”, finaliza.

Redação: Luana Levenhagem
Edição: Lucas Machado
Revisão: Alessandra de Falco
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: