Livro produzido por alunos destaca paisagens da região das Vertentes

Foto: J. Viegas

A parceria entre dois fotógrafos renomados e um grupo de estudantes da UFSJ foi responsável pela criação e publicação do livro de fotografias I.R.A (Inter Residências Ações), que teve seu lançamento no dia 19 de julho no Campus Santo Antônio.


Pedro Motta e Daniel Perini são produtores culturais, idealizadores do projeto que leva o mesmo nome do livro e responsáveis por convidar e unir os fotógrafos Eustáquio Neves e Miguel Chikaoka ao grupo de jovens integrantes do Coletivo Sem Eira Nem Beira. Feita a parceira, os participantes do projeto reuniram-se por cerca de dez dias no mês de março desse ano, para começar os trabalhos que acabariam por compor o I.R.A.

O produto final, de acordo com André Salmerón, integrante do Coletivo “foi um livro repleto de experimentações fotográficas, advindas das trocas de experiências  e compartilhamento de ideias entre os envolvidos, objetivados a captar paisagens pouco exploradas do Campo das Vertentes.”

André Salmerón, que teve alguns de seus trabalhos publicados no livro, fala ainda sobre a importância do I.R.A. para o cenário cultural da cidade, “uma vez que essas paisagens são típicas da região das Vertentes, mas dificilmente conhecidas pela maioria das pessoas, como é o caso das voçorocas que são grandes erosões presentes na serra”.

Foto: J. Viegas

E em relação ao aprendizado que o processo de produção do livro possibilitou aos participantes, André destaca “o contato com grandes profissionais da área, os premiados fotógrafos, além do processo artístico que é muito mais intimista”.

Para mais informações sobre o projeto I.R.A é só acessar o link, que contém depoimentos dos estudantes e dos fotógrafos Pedro Motta e Eustáquio Neves.


Sobre o Coletivo


O Coletivo Sem Eira Nem Beira foi criado com o objetivo de fomentar o cenário artístico-cultural da cidade, e na época em que fizeram parceria com projeto I.R.A era composto pelos alunos da UFSJ André Salmerón, Mel Velloso, Violeta Assumpção da Cunha, Marlon de Paula, Lívia Tostes, Maria Catarina Carvalho, Ana Luíza Fernandes, André Neves, Ruzza Lage e César Peret.

Redação: Marina Farias
Edição: Fernanda Morais
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: