Primeira turma de Jornalismo da UFSJ apresenta defesas de TCC

Os formandos da primeira turma do curso de jornalismo da UFSJ começam hoje (17/04/2013) a apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso. As defesas de monografias e demais produtos acadêmicos vão até a próxima quinta-feira, 25/04, fechando o segundo semestre letivo de 2012. Confira a programação completa aqui.

Já no primeiro dia de apresentações, a aluna Ayalla Simone Nicolau leva até a banca sua monografia, orientada pelo professor Luiz Ademir de Oliveira. A apresentação será às 16 horas e trata do tema Moda para além da medida: a representação do plus size no portal e na revista TPM em 2012. “Apesar da ansiedade, estou me sentindo pronta. Preparei a apresentação e ensaiei bastante para fazer o meu melhor”, conta Ayalla. 

Não é surpresa que a reta final do curso é um período de insegurança para os alunos, mas o sentimento é de dever cumprido. Ayalla conta que o momento gera muita insegurança, mas que tem confiança no que conseguiu dentro do curso de jornalismo. “Eu ainda não sei bem o que vou fazer, mas tenho certeza de que os professores nos prepararam bem para encarar o mercado de trabalho. Agora é persistir para encontrar o meu lugar e poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos nesses quatro anos de estudo”, avalia a aluna. 

Também da turma de 2009, Íris Marinelli Pedini defende seu trabalho na quinta-feira, dia 18/04. A aluna discorre sobre a inserção das imagens de câmeras de vigilância na mídia televisiva, tendo como base a análise de programas como o Fantástico, da Rede Globo. Para Íris, o desafio da insegurança pode atrapalhar o desempenho do aluno em uma hora como essa, então a preparação, com muito ensaio, é fundamental. 

“Estou treinando bastante para a apresentação. Além de preparar o que vou falar e mostrar, tenho que estar pronta também para responder às perguntas referentes às falhas e ao méritos do trabalho”, acrescenta. A aluna também chama atenção ao fato de que os alunos dos outros períodos estão sendo estimulados a assistir as defesas. “Acho importante participar para que os alunos já conheçam o formato de apresentações, o que facilita quando for a vez deles”.

Redação:  Pedro D’Angelo
Mosaico Comunicação Jr. 
Edição: Alessandra de Falco
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: